Recebido e ovacionado aos gritos de “prefeito”, a presença do peemedebista Iris Rezende superlotou a sala do Cinema Lumière, no Shopping Bougainville, durante o Fórum Goiânia 2020, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, 1º. O evento, já em sua oitava edição, se consolida como um importante espaço de debate sobre o futuro da Capital, reunindo políticos e especialistas.
Em discurso, o ex-prefeito não confirmou se será candidato ao Paço Municipal, mas garantiu que definirá até o final de julho. “Eu não pensava em me candidatar novamente, mas com o surgimento do meu nome e com a sensibilidade da cidade eu estou refletindo, mas não vou deixar passar este mês de julho sem nenhuma resposta”, afirmou Iris.
Ao recordar a última experiência de gestão à frente da Capital e os projetos implantados, o peemedebista levantou os principais problemas da cidade: transporte público, questões sociais e segurança pública. Na ocasião, Iris também foi homenageado pelos mais de 50 anos de vida pública.

Para o idealizador do Fórum, o publicitário Marcus Vinícius Queiroz, a responsabilidade de se eleger o próximo prefeito é fundamental para a Goiânia que queremos em 2020. “Esperança e confiança resume tudo. Queremos um prefeito confiável que seja gestor e que traga esperança para todos nós”, disse.
As discussões do Fórum envolveram as temáticas: gestão, planejamento urbano e acessibilidade. A programação contou com a palestra “Acessibilidade é para todos” do arquiteto e urbanista Paulo Renato Alves, e “A relação entre áreas públicas e gestão política” da vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO) Maria Ester de Souza. Paulo Roberto da Costa, da Tropical Imóveis, representando o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese), apresentou as diretrizes do documento de Goiânia 2033 o centenário. O presidente do PSDC, Alexandre Magalhães, abriu o evento falando da Goiânia que queremos e enalteceu a vida pública de Iris. Além da participação especial do produtor musical e filho do cantor Roberto Carlos, Dudu Braga que falou sobre sua paixão por Goiânia.

Presenças

Além de Iris Rezende e dos demais palestrantes, acompanharam o evento: o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB); o vice-prefeito de Goiânia, Agenor Mariano (PMDB); o deputado estadual Bruno Peixoto (PMDB); os vereadores Paulinho Graus (PDT) e Célia Valadão (PMDB); a ex-deputada Dona Iris; o presidente da OAB-GO, Lúcio Flávio; o secretário Geral de Governo e Articulação Política do Governo do Tocantins, Lyvio Luciano; e o prefeito de Itaberaí, Roberto Silva (PRTB). O evento é realizado pelo Akhenaton Institute com apoio do Cinema Lumière, Band FM Goiânia, Grupo Brasil Colombia, Kingdom Park Residence, Jovem Pan FM e OAB-Goiás.